quinta-feira, 15 de julho de 2010

LeiturAção com Arte: Para Solange / Parceria Projeto Mundo Novo e Leit...

Para Solange- 15.07.2010

Sei que você quer muito que as crianças "apresentem" alguma cena, trabalho ou peça, mas para isso acontecer a contento necessito que os encontros ocorram aos sábados e domingos e no mínimo com uma hora e meia de duração. Desta forma seria praticamente impossível apresentarmos algo com qualidade, já que estou tendo em média uma hora de duração de aula e o pior : muitos dessas crianças ficam de uma a duas semanas sem aparecer, resultado: as atividades não possuem continuidade.

Outra coisa que sinto falta e que acredito seja fundamental; é que é preciso que saibamos exatamente a nossa função e tarefas, inclusive saber também de qual forma esta interage e complementa a função e tarefa do outro.

Acredito que necessitamos utilizar planos de ensino e planos de aula e que estes sejam previamente conhecido pela equipe, ao menos até o momento em que amadurecermos a nossa interação, ou seja ; a coisa esta muito solta, falta comunicação e objetividade.

Por que não se coloca as coisas no papel? Por que não se planeja? Por que não se cria metas e acordos mesmo sabendo que o projeto ainda esta incipiente?

Acredito que as crianças gostaram de estarem mais dias conosco, sinto isso nos seus olhinhos, sei também que os pais querem isso, embora eu não os conheça.

Por que não criamos estratégias para que as crianças sejam impelidas a vir mais vezes? acho até que poderíamos criar eventos direcionado aos pais com o claro objetivo de conhecê-los, fazer igualmente com que estes nos conheçam, acreditem e nos ajudem nesta missão nobre e difícil de contribuir positivamente com a educação de seus filhos.Emfim, a comunidade necessita participar mais ativamente de nossos trabalhos.

Bem, esta semana darei continuidade ao que foi trabalhado na aula anterior, ou seja, se houver tempo hábil utilizarei um ou dois jogos teatral com objetivos de aquecimento, concentração e respeito as regras, o primeiro porque as atividades que geralmente você trabalha são contidas, de leitura de textos e ou habilidades manuais, então é necessário reaquecelos, e os dois últimos porque eles são um pouco dispersos.

Talvez não utilize Spolin porque os jogos dela exigem continuidade, e isso não é o forte da turma. Levarei também as cantigas de roda solicitada aos meninos, acho que isso irá reaproximá-las aos pais e quem sabe até reaproximar estes da gente.

Retorno com o texto de Chapeuzinho Vermelho, já que este ficou meio esquecido com o recesso, também por que poderemos trabalhá-lo com qualquer linguagem, dramatização, encenação ou teatro de formas animadas , com destaque para o dedoches e bonecos de luva já que estes são menos custosos.

Acho que você poderiamos continuar com o livro sobre a Itapagipe, sendo que necessitarei recortar o ambiente ( a Penisula ) para o bairro ou rua onde as crianças moram, e traduzir os tipos psicológico dos personagens principais ( Xaxado, Dona Cecy, Seu Itabajara e Felipe ) para a estória que eles construíram, acho até que seria interessante que estes conhecessem esses lugares indicados no livro.
Acho também que utilizar técnicas de contação de estórias (dramatização e bonecos fazem parte desta técnica ) talvez sejam a melhor opção de linguagem, posto que temos um problema significativo de continuidade, e processo de encenação exige tempo e trabalhos de grupal.

Quero utilizar textos como processo de letramento e não como processo de encenação isso também devido ao perigo da falta de continuidade, estudo de texto exige tempo e continuidade. No entanto se optarmos por técnicas de contação de estórias ( narração com efeitos especiais, narração interativa, bocão, velcometro, cineminha, dobradura e marionete ) teremos que ter material, se bem que não temos a obrigação de utilizar todas as técnicas.

Por último pretendo falar um pouco sobre os elementos do teatro, já que eles necessitam se localizar no processo, e isso daria também ensejo para que você trabalhe a parte manual tão logo termine o estudo do livro. Sendo assim nos veremos no sábado, gostaria de começar a minha aula as 10h. até as 12h. já que em breve estarei num fim de semana em Jequie com " As feministas de Muzenza", isso nos dias 05, 06, 07 e 08.Bjs. R.M

Nenhum comentário:

Postar um comentário